Olá gente!!!!
Como no último post, pra quem leu, e se você não leu se quiser por favor leia rs falamos sobre o sono, hoje vamos ver um pouco sobre o oposto dele! A INSÔNIA!
Essa inimiga de muita gente aí é um distúrbio do sono, que é caracterizado pela dificuldade de começar e/ou manter o sono. Geralmente ela aparece no adulto jovem (entre 20 e 30 anos) e pode ter um desenvolvimento crônico. Ela responde em torno de 25% das idas á clínicas especializadas em tratamento dos problemas do sono.
A insônia pode ser classificada originalmente, segundo o dicionário de saúde mental (DSM IV) como primária: Quando ela é a principal doença, a única. E como secundária: Quando ela é um sintoma decorrente de outra doença ou efeito colateral de algum medicamento.
Há mais classificações para a insônia como:
Insônia Transiente
Ou também chamada de insônia de curta duração, geralmente dura de poucos dias até três semanas e pode ser causada por stress, preocupações, luto, e etc.
Insônia Intermitente
Os casos de insônia acontecem somente de tempos em tempos.
Insônia Crônica
É a que dura por mais de três meses. Pode acontecer por stress contínuo, abuso de álcool, depressão, e hábitos errados antes de dormir como o excesso de cafeína.
Veja mais algumas curiosidades sobre ela:
- Ocorre em 20% dos adultos;
- É mais relatada em mulheres;
- Frequente entre idosos;
- Ocorre mais em populações urbanas do que as rurais;
O tratamento é muito amplo, vai desde a mudança dos hábitos inadequados até psicoterapias (Tipos de terapias que tem a finalidade de tratar problemas psicológicos). É necessário se investigar e buscar a causa de cada caso.
E chegamos ao fim de mais um post, espero que você tenha aprendido um pouco mais e espero mais ainda que você não seja um ou uma dos que sofrem com ela!rs
Até a próxima!
Fique com Deus!!!
Beijosss