top of page

SAIAS: ESCOLHENDO O MODELO IDEAL PARA VALORIZAR SEU LOOK.



Olá meus amores, mais uma semaninha aqui pra falar de moda com vocês e o post de hoje é sobre uma peça fundamental do universo feminino, as saias.

As saias são peças super femininas que são disponíveis em diversos modelos, cores, tecidos e formatos. Ela é uma ótima alternativa para quem quer fugir do básico das calças jeans, por exemplo, e quer apostar em looks mais sofisticados sem cobrir as pernas, sendo uma peça certeira para conferir estilo e personalidade a uma produção.

Independente de qual o formato, vale lembrar que para compor um look lindo, que irá cair super bem a qualquer momento, são as combinações que estejam de acordo com seu estilo e ocasião. As características que fazem com que as muitas variações desse tipo de peça seja adequada para uma ou outra situação, são sua cor, tipo de tecido, comprimento e as combinações que completam o look.

Apesar de não haver regras de como você pode ou não pode usar uma saia, como toda peça de vestuário, as saias também podem ajudar a valorizar ou disfarçar algumas partes do corpo. Mas para não errar na escolha da saia em nenhuma situação, algumas dicas são necessárias levar em consideração, como por exemplo: Se a formalidade é exigida o ideal é usar saias com cortes retos ou lápis, na altura do joelho com combinações com camisas ou T-Shirts, em ambientes mais descontraídos. Ou se a situação for uma festa, o melhor é optar por peças de tecidos mais nobres com brilho discreto, para o uso de modelo godê com tecido mais soltinho, compondo com uma blusa no mesmo padrão, é uma ótima opção.


Por isso hoje, separei algumas das inúmeras opções de saias para inspirar vocês na hora de montar um look.


SAIA EVASÊ

Dentre as várias opções de saias, as mais usadas de modelo evasê, se caracterizam pelo formato “A” e por serem fluidas, além de serem ótimas para delinear mais o corpo, pois não criam volumes indesejados, sendo o maior destaque em não aumentar a região do quadril e ao mesmo tempo acompanha a silhueta feminina.



SAIA LÁPIS



A modelagem da saia lápis não é das mais fáceis, sua altura vai até os joelhos, com modelos variando acima ou abaixo e apesar de ser encontrada nos mais diversos tecidos, ela é uma saia extremamente justa que acompanha o formato dos quadris, por isso é bom observar como essa peça pode valorizar ou esconder os pontos fortes em cada tipo de corpo.

Para as baixinhas: O ideal é usar as saias com altura exatamente nos joelhos, mostrando mais as pernas e com um sapato nude, dando a impressão de ser a extensão da perna, parecendo ser mais longa.

Para as mais altas: Os modelos abaixo dos joelhos são ótimos para quem é mais alta usados com blusas por dentro da saia, diminuem o tronco deixando a produção mais harmoniosa.

Para as de quadris largos: Cores neutras e escuras são as mais indicadas nesse caso, pois diminuem o volume e os cortes retos que não sejam tanto estreitos, não acentuam tanto o quadril. Para fugir do monocromático, saias de fundo escuro e estampas miúdas também criam a ilusão de menor volume.

Para as de quadris pequenos: Ao contrário das cores escuras que diminuem o volume, para as que têm um quadril mais estreito o ideal são as cores mais claras e com estampas maiores, pois tendem a criar mais volume.


SAIA GODÊ

A saia godê é a perfeita combinação entre feminilidade e romantismo. O modelo foi criado por Christian Dior na década de 50 e tem a característica de ser bem rodada, por isso é considerada tão feminina e romântica. Elas variam entre peças curtas e midis, a saia, pode ser usada por tipo de mulher desde que ela busque uma peça que se adeque ao seu estilo, pois qualquer peça pode ser bem democrática se souber combinar bem ao estilo de corpo.

O modelo de saia godê é bastante variado, você pode encontrar uma que combine bem com seu guarda-roupa, tendo modelos de couro, estampas florais, menos rodadas, etc. A peça combina desde suéteres até blusas mais básicas, que se usadas com cintos cria um look estilo ladylike, basta somente você conhecer bem o seu shape e entender o que lhe caíra bem ou não.



SAIA JEANS



No vasto universo das saias, uma das variações das peças mais queridas e básicas é a jeans. Ela é um modelo que une a feminilidade da saia com a praticidade do jeans, pensando nisso, a peça é um coringa na hora de compor looks, independente do estilo e finalidade.

Assim como todas as saias, ela possui uma variação de modelos, indo do estilo mini a saias mais longas, como combinar cada modelo irá depender da ocasião e lugar, pois arrisco a dizer que, a peça jeans é com certeza a mais fácil de compor um look.



SAIA DE PAÊTE



Um brilho pode fazer toda a diferença em um look, deixando-o mais moderno e estiloso. A saia de paête nos permite adaptar o visual ao seu estilo e ocasião, há uma variedade de saias, desde as mais extravagantes com estampas e brilhos coloridos até as mais discretas com paête preto.

Não faltam possibilidades de combinações com a saia de paête, para acertá-las basta conhecer algumas dicas, como, a melhor forma de usá-la é combinando com peças lisas e mais discretas, para dar equilíbrio e elegância ao visual, já que a saia por si só já chama atenção. O paête é indispensável para quem quer um look mais sofisticado ou criativo, ele combina com muitos estilos, mas quem faz o estilo mais fashionista é grande adepta dessa peça.




MINI SAIA



A mini saia foi criada por Mary Quant em Londres no ano de 1960, desde então não saiu mais do guarda-roupa feminino. A peça transmite feminilidade, sensualidade e personalidade que a dona escolher, ela também, é mais fácil de usar, pois não exige combinações tão específicas e truques para não deixar o look achatado, ao contrário de peças longas ou midis.

Há variadas formas de aproveitar cada tipo de mini saia para seu corpo ou ocasião em que irá usá-la, pois ela é democrática, vai do dia à noite, do casual ao sofisticado e pode aparecer em diversos materiais e tecidos.




SAIA MIDI



Esse modelo é conhecido por ter o comprimento abaixo do joelho e pode variar bastante no estilo, sendo, rodada, plissada, reta, justa entre outros.

Uma dica para ninguém errar na hora de escolher uma saia midi é apostar em modelos plissados, ele alonga qualquer silhueta, na dúvida use-o com sapatos de saltos, esses centímetros podem fazer a diferença dependendo de quem usa. A peça esbanja feminilidade e elegância além de incrementar qualquer visual.





SAIA LONGA


Desde muito antes das calças ou das mini saias, a saia longa já fazia parte do armário feminino desde os tempos medievais, sendo exclusiva das mulheres a partir do século XVII. Com o passar do tempo notamos que os modelos foram mudando, o que antes eram as saias volumosas como destaque social, hoje elas são de diversos modelos desde aqueles que portam uma sensualidade, com transparências, até aqueles que marcam a silhueta em seu corte sereia.

O fato é que a saia longa é super versátil e pode ser usada tanto de dia como a noite, mas alguns pontos devem ser levados em consideração na hora de escolher a saia como, o corte, a textura do tecido, o comprimento, tudo isso faz uma grande diferença para valorizar ou derrubar uma produção.




A variedade de saias é imensa, mas espero que possam aproveitar bem as dicas de hoje e as levarem para não somente esses, mas para outros estilos de saias, deixando o visual muito mais sofisticado.

É isso aí meus amores, espero eu tenham gostado de mais um post!

Um grande beijo e até a próxima <3


bottom of page