Oii meninas, tudo bem?
Esses dias eu li uma matéria na revista Urbana sobre acne adulta e acne cosmética, achei legal compartilhar com vocês, afinal não é todo mundo que tem acesso à revista ou a um dermatologista. Os conselhos são da Drª. Ligia Estrella. Abaixo estão as questões respondidas por ela ;)
Qual a diferença entre acne adulta e acne cosmética?
A acne adulta é considerada aquela que ocorre após os 21 anos de idade e de forma crônica, sem que nenhum fato a tenha desencadeado, e geralmente dura mais de um ano quando não tratada. Já a acne cosmética só surge quando o paciente usa os cosméticos inadequados para seu tipo de pele, assim que o paciente para de usá-los, a acne cessa.
É comum ouvir falar sobre o surgimento de espinhas mesmo quando a maquiagem é retirada corretamente. Mesmo assim pode ser devido ao uso dos cosméticos?
Nesses casos o causador da acne pode ser o próprio demaquilante. É importante que pessoas com tendência à acne usem demaquilantes oil free (sem óleo) ou versões em géis não oleosos.
Existe uma pausa ideal entre o uso de uma maquiagem e outra, ou apenas uma noite de sono sem make é o suficiente?
Se você retira a maquiagem muito bem e realiza uma hidratação com produtos que agem por mais de 3 horas, apenas uma noite de sono é o suficiente.
Quais produtos causam mais acne?
Bases muito oleosas ou muito espessas.
Como ter certeza de que a maquiagem foi retirada corretamente?
Após o uso do demaquilante, é necessário lavar o rosto com um gel de limpeza, e em seguida passar um tônico não agressivo. Se o algodão sair limpinho, sua pele está limpa. Se não, repita a lavagem.
É bom deixar a pele sem nada – até sem hidratante – por um tempo, para ela respirar?
Não, porque na verdade nossa pele não respira. Mas o importante é deixa-la sempre limpa e hidratada com ativos que façam bem, como a vitamina C. Com a pele limpa, os nutrientes são melhor absorvidos e agem de forma mais potente.
Quais medidas tomar quando você sente o surgimento de muitas espinhas na fase adulta?
A primeira coisa a ser feita é procurar um dermatologista. Se isso não for possível, o paciente deve usar um sabonete para pele oleosa e protetor solar oil free ou em gel.
Muitas mulheres apresentam acne próximo ao couro cabeludo, qual a causa disso?
Isso ocorre devido a oleosidade do cabelo. Essa oleosidade acaba passando para a pele. A pele fica obstruída e consequentemente a acne se desenvolve. Dessa forma, é necessário tratar a oleosidade do couro cabeludo com o uso de shampoos adequados.
Espero que vocês tenham gostado da matéria, assim como eu gostei ;)
Beijos, fiquem com Deus e até semana que vem.
Me sigam nas redes sociais:
Face: https://www.facebook.com/luana.cruz.10
Insta: paranoscacheadas
Snap: bc_luana
Twitter: luana_cruuz