top of page

MINHA TRANSIÇÃO CAPILAR

Oii meninas, tudo bem?

Hoje vou contar porque decidi assumir os cachos e como passei pela transição.


Eu fiz poucos alisamentos, apenas dois relaxamentos e duas progressivas, mas ao todo foram 5 anos usando cabelo liso, de 2008 a 2015... Eu não abria mão da chapinha.

Os relaxamentos fiz em 2008. A primeira progressiva em Janeiro de 2013 e a segunda em Janeiro de 2014.


No começo de janeiro de 2014 me passou pela primeira vez a vontade de voltar aos cachos. Depois de tanto tempo alisando você começa a perceber as desvantagens. Os alisamentos estragam o cabelo, causam quebra, ressecamento e só duram 3 meses, à partir daí a raiz enrolada vai ficando visível e você se torna escrava da chapinha. Qual é a vantagem disso? Pra mim, nenhuma. Mas eu tinha medo de não gostar do meu cabelo natural, eu o achava volumoso demais, então acabei fazendo progressiva novamente no fim de Janeiro.


No final de 2014 eu conheci o canal da Rayza Nicácio - linda, poderosa, dona dos cachos perfeitos, rainha das blogueiras cacheadas - no Youtube. Muito amor por essa linda <3 Um vídeo em que ela fazia dedoliss foi sugerido pra mim, na hora ela já me chamou atenção pelo cabelo e nos primeiros minutos do vídeo eu tive certeza que queria meus cachos de volta.


Fui vendo outros vídeos da Ray, conhecendo outros canais e blogs de meninas cacheadas. Cada vez mais eu via que o cabelo liso não é o único bonito, os cacheados, crespos ou afros também são, e quanto mais eu pesquisava mais queria meus cachos de volta. Conheci várias técnicas e tratamentos e não via a hora de fazer no meu cabelo. Passei mais de um ano da transição fazendo chapinha, e deixo aqui a primeira dica pra você.

  • Não faça isso, apesar de não ser química, a chapinha também mexe com a estrutura capilar e pode deixar o fio “esticado”, também existe a transição da chapinha.


Em maio de 2015 eu fiz um corte médio em camadas, até então meu cabelo era longo e reto. O novo corte me ajudou muito... Tirou uma boa parte da progressiva, parei de usar chapinha e comecei usar um penteado lateral, escondia um pouco as pontas alisadas.


Às vezes eu usava rabo de cavalo ou coque também. Pra sair aos finais de semana enrolava as pontas com a chapinha. Disfarçava um pouco, mas ainda assim era visível a diferença. Você pode fazer uma texturização se preferir.


Em Abril de 2016 finalmente fiz o Big Chop.

Só faça o seu quando você se sentir preparada. Eu demorei pra fazer, foram 2 anos e 3 meses em transição, de Janeiro de 2014 a Abril de 2016. Nunca pensei em desistir no meio do caminho, pois aprendi que o melhor para o nosso cabelo é aceitá-lo como ele é, com cada imperfeição, cada frizz, com muito ou pouco volume.


Você se sentirá muito mais feliz quando conseguir gostar do seu cabelo natural.


O objetivo deste post foi ajudar vocês a assumirem o cabelo natural. Assim como a Ray e várias outras blogueiras me ajudaram eu quero ajudar vocês também <3


Um super beijo, fiquem com Deus e até semana que vem!


Me sigam nas redes sociais:

Face: https://www.facebook.com/luana.cruz.10

Insta: paranoscacheadas

Snap: bc_luana



Ficou com alguma dúvida ou quer nos contactar?

bottom of page